Fonte: https://www.metrocptm.com.br/tag/estacao-morro-grande/


Por: Jean Carlos - MetrôCPTM

(segunda-feira) 11 de março de 2024

 

Veja as possíveis localizações das futuras estações Morro Grande

e Velha Campinas da Linha 6-Laranja

 

Em diversas ocasiões, o governador Tarcísio de Freitas mencionou futuras expansões da Linha 6-Laranja. A atual gestão autorizou…

 

Em diversas ocasiões, o governador Tarcísio de Freitas mencionou futuras expansões da Linha 6-Laranja. A atual gestão autorizou estudos para novas estações ao norte e ao sul além das 15 em construção.

 

Segundo o governo, a extensão para o trecho norte deverá contar com duas novas estações: Morro Grande e Velha Campinas. O site obteve novas informações relativas às áreas de influência dos novos empreendimentos.

 

A área de influência é um perímetro que delimita a zona de impacto direto das estações e linhas de metrô. Curiosamente, os dados públicos de área de influência constavam das extensões em estudo.

 

Vale dizer que o estudo do perímetro não é um documento oficial do governo do estado, portanto, não significa que essas diretrizes serão usadas nos projetos da extensão.

 

A primeira estação após Brasilândia deverá ser a Estação Morro Grande. Ela poderá se localizar em uma região mais próxima do pátio de mesmo nome onde estará localizada a oficina de manutenção de trens e futuro CCO.

 

De acordo com os dados levantados pelo site, a estação deverá se localizar a cerca de 1,1 km da Estação Brasilândia.

 

A segunda parada do trecho norte é a Estação Velha Campinas que deverá se localizar nas proximidades da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que fazia parte da antiga Estrada Velha de Campinas.

 

Ela se ficaria a aproximadamente 1,5 km da Estação Morro Grande e a 2,8 Km da Estação Brasilândia.

 

“Estação fantasma”

 

No material analisado pelo site é também possível observar a presença de uma estrutura intermediária entre a Estação Morro Grande e a Estação Velha Campinas. A área de influência é semelhante ao de uma estação (em formato retangular).

 

Segundo as projeções, esta possível estação estaria localizada na região do CEU Jardim Paulistano, em uma área que também é densamente povoada. Esta área está localizada a 850 metros da estação Morro Grande e a 1,95 km da estação Brasilândia.

 

Apesar de ficar a uma distância coerente com uma linha de metrô, o local não é citado pelo governo.

Projeções mais antigas previam que a Linha 6-Laranja pudesse ser integrada com a Linha 7-Rubi em Vila Clarice antes de atingir a estação Bandeirantes.

 

Esta integração estratégica poderia aliviar a carga de passageiros, permitindo uma alternativa de transporte para os moradores da região norte da metrópole. Por enquanto este trecho não está sendo cogitado para estudos.

 

Terça-feira 12/mar/24.

 

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/

 

 

Perspectiva das Estações - Divulgação MetrôCPTM - 11/março/2024


Novas Estações da Linha 6 - Divulgação MetrôCPTM - 11/março/2024

 

 




Se Você quiser participar da manutenção e sustento dessa Revista Audiovisual - clique aqui