Reunião na quadra esportiva da Escola Estadual Cacilda Becker – 30/jan/2013 – Lançamento do Edital de concorrência internacional da Linha 6 Laranja.
Fonte e Fotos: Portal ZNnaLinha
E.E. Cacilda
Becker, Brasilandia - 30/Jan/2013
Cerca de 300 pessoas foram à Escola Estadual Cacilda Becker, na
Brasilândia, para ouvir o governador anunciar mais um passo na caminhada da
Linha 6 do metrô: o lançamento do edital da obra. A promessa da vez é que as
obras comecem no 1º semestre de 2014. Isso se tudo tramitar normalmente.
O Governador Geraldo Alckmin anuncia o edital da obra da linha 6 - Laranja.
(vista
parcial do público presente na manhã de quarta-feira chuvosa)
Trata-se
de uma obra complexa, o que é agravado por ser uma PPP - Parceria
Público Privada, em que o setor empresarial vai entrar com metade do valor do
investimento, de R$ 7,8 bilhões. Os contratos são minuciosos. Porém,
igualmente grande é o flagelo da população, que diariamente sofre para
ultrapassar os gargalos viários da região.
Em
Maio/2008, há quase cinco anos, em concorrido evento na Freguesia do Ó, o então
prefeito Kassab entregou um cheque de R$ 75 milhões
ao então governador Serra, como apoio da prefeitura à obra. (Clique AQUI e veja a matéria no ZN na Linha).
Naquela época existia a previsão da obra iniciar no 1º semestre de 2010. Três
anos depois, só agora o edital foi lançado.
Prof. João Mota, um dos coordenadores do Fórum Pró-
Metrô Freguesia, lembra que o movimento vai completar 10 anos. "Eu acho que tudo
isso poderia ter acontecido antes, mas fazer um metrô não é como fazer pão, é
preciso muito critério". Sobre o benefício da Linha 6, João Mota diz que a obra
"vai resolver 60% do problema de mobilidade da região". Jayme Pereira da Silva, o diácono Benedito Camargo, da igreja matriz N. S. do Ó, e o advogado
Carlos Garnica foram alguns dos membros do Fórum Pró-Metrô presentes ao evento.
“Na luta
Pró-Metrô não queremos Mérito, queremos METRÔ!”
Jayme Pereira da Silva – 06/fev/2013
Alguns dos membros
do Fórum Pró-Metrô Freguesia, que vai completar 10 anos.
Nessa
foto: Jayme Pereira da Silva, Eng. José Geraldo Baião, Prof. João
Ferreira da Mota, Dr. Carlos Garnica, Diácono Benedito Camargo e o Jornalista Waldir dos Santos
do Jornal Rapidix
A linha 6
Laranja terá 15,9 km de extensão e 15 estações, da Brasilândia até a estação
São Joaquim, sendo totalmente subterrânea e atravessando diversos tipos de
relevo e de solo, tornando-se um grande desafio técnico. O governo do Estado
anuncia que pretende concluir a obra em 2020.
Minudências:
@ As 15 estações programadas para a linha 6 - Laranja são: Brasilândia, V. Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó,
Santa Marina, Água Branca, SESC Pompéia, Perdizes, PUC/ Cardoso de Almeida,
Angélica/ Pacaembu, Higienópolis/ Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
@ Ela é conhecida como "linha das universidades", por
passar por UNIP, Uninove, PUC, FAAP, Mackenzie e FMU.
@ Ao passar sob o rio Tietê, o metrô atingirá o ponto mais baixo
de seu trajeto, com 680 metros. Na Brasilândia estará a 760 metros, uma
diferença de 80 metros, equivalente a um prédio de 25 andares.
@ O morador Paulo Pacheco, 23 anos, diz que perde duas horas para
ir da Brasilândia à Av. Paulista, atravessando os gargalos da av. Itaberaba, do
largo do Clipper e da av. Santa Marina.
@ Presentes ao evento, além do governador Geraldo Alckmin, o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, os vereadores Claudinho
de Souza e Dr. Paulo Frange, os deputados estaduais Celino Cardoso e Marcos Zerbini, e os secretários estaduais dos Transportes
Metropolitanos Eng. Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes e do Planejamento e Desenvolvimento Regional Eng. Julio Semeghini.
@ Foram anunciados os estudos para posteriormente estender essa
linha da Brasilândia até Pirituba e a Rodovia dos Bandeirantes. Ela serviria ao
novo centro de exposições previsto para ser construído em Pirituba.
@ O
traçado dessa linha 6 - Laranja sofreu diversas alterações ao longo do tempo.
Clique AQUI para ver uma curiosa proposta lançada
"oficialmente" no Centro Cultural da Juventude, em 2008, que faria
dessa linha a primeira a ter o formado de "Y" no Brasil.
Extraído e Adaptado
do Portal ZNnaLinha – 22/fev/2013 – 20h15
“Na luta
Pró-Metrô não queremos Mérito, queremos METRÔ!”
Jayme Pereira da Silva – 06/fev/2013
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