Tributo à William Buck Bagby – 2ª

(05/11/1855 – 05/08/1939)

 

Foi missionário cristão pioneiro na implantação das missões batistas no Brasil e um dos principais colaboradores na luta pela liberdade religiosa em nosso país.

Filho de James e Mary Franklin nasceu no Texas (USA) em 5 de Novembro de 1855. Aos oito anos mudou-se juntamente com sua família para Waco onde depois de cumprir seus estudos preliminares graduou-se em Teologia em 1875 sob orientação de Benajah H. Carroll. Em 1880 Bagby casou-se com Ana Luther, filha de John Luther, presidente da Baylor University.

Muitos fatores influenciaram a vinda dos Bagby´s para o Brasil, mas foi principalmente a determinação de um chamado missionário e um declarado amor pelo povo brasileiro que convenceram a Junta de Missões Batistas a enviar o casal ao Brasil onde anteriormente já havia sido palco de uma frustrada tentativa com o missionário Thomas Jefferson Bowen.

Bagby chegou ao Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro em 1880 e rumaram ao interior do Estado de São Paulo, onde organizaram o primeiro trabalho batista em solo brasileiro na cidade de Santa Bárbara d’Oeste para atender aos imigrantes americanos que viviam nas cidades próximas e a comunidade como um todo. Depois de aprenderem à língua portuguesa no Seminário Presbiteriano de Campinas uniram-se ao casal Zacary e Kate Taylor e mudaram-se para Salvador na Bahia onde fundaram em 15 de Outubro de 1882 a Primeira Igreja Batista do Brasil.

Em 1884, Bagby implantou a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro e em 1889 participou ativamente do processo de proclamação da República em nosso país, sendo inclusive um dos consultores na elaboração de nossa primeira constituição.

A Proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, não só facilitaram, como também promoveram o diálogo inter-religioso e a expansão do trabalho de Bagby no Brasil que aproveitou este período para a implantação de novos trabalhos, construção de escolas e igrejas, treinamento de novos ministros e principalmente engajando-se no auxílio e suporte ao alicerçamento do trabalho batista por todo o Brasil.

Em 1901, Bagby juntamente com sua esposa Ana, mudou-se para São Paulo onde organizaram várias igrejas entre elas: a Primeira Igreja Batista de São Paulo, a Primeira Igreja Batista de Santos, a Primeira Igreja Batista do Brás, a Primeira Igreja Batista de Mogi das Cruzes, a Igreja Batista da Liberdade, a Primeira Igreja Batista da Lapa em 05 de Outubro de 1924, além de uma quantidade de outras congregações que posteriormente também se tornaram igrejas e o Colégio Batista Brasileiro, marco histórico na cidade de São Paulo.

Depois de um intenso trabalho por mais de três décadas em todo o Brasil e América do Sul, William Buck Bagby, mudou-se para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul onde trabalhou exaustivamente durante a última década de sua vida e morreu em 5 de agosto de 1939 de bronco-pneumonia.

Os Bagby´s tiveram nove filhos dos quais cinco continuaram a obra missionária iniciada por seus pais desenvolvendo o trabalho cristão e lutando pela liberdade religiosa por toda a América do Sul.

Fonte:wikipedia