Casa Rádio Teletron Ltda.

Rua Santa Ifigênia, 569 – Centro

São Paulo - SP

De 01/julho/1963 até 06/dezembro/1966

Registro em Carteira: Auxiliar de Expedição

 

Tudo começou com a Família Emin (Sr. Lázaro, Sr. Hovanês e Sr. Aram Emin – eram armênios) estabeleceram na Rua Santa Ifigênia em 1951, a Casa Rádio Teletron Ltda.

Já naquele tempo, o jovem Aram Emin se destacava pela habilidade que possuía ao fazer as equivalências de válvulas, transistores e outros componentes eletrônicos.

Nos meses de maio e junho de 1963 eu li um anúncio de emprego “precisa-se de um menino para trabalhar como separador de kits de rádio, que tenha conhecimento de nomenclatura de peças, etc...” Eu não tinha conhecimento específico de que se tratava o anúncio, como precisava trabalhar, fui no endereço e conversei com o Sr. Hovanês, que mostrou algumas peças, eu não conhecia, ele falou pra eu procurar em revistas de rádio conhecer os materiais eletrônicos, voltei pra casa desanimado, mas, fui estudar, depois de conversar com um vizinho que era curioso em eletrônica, me incentivou com algumas informações, voltei na Teletron, por várias vezes e nada do emprego, depois de muita insistência na busca do emprego, o Sr. Hovanês decidiu me contratar. Eu trabalhei no estoque, na expedição, no balcão e minha atividade principal era “separador de kits de rádio”, a marca era Eminian muito conhecida em todo o Brasil.  

A Casa Rádio Teletron Ltda. sempre foi referência de produtos importados com garantia de encontrar, sempre, qualquer componente eletrônico no mercado da época. Recebia certificados de “Preferência Popular” e troféus de reconhecimento de órgãos oficiais do Comércio do Estado de São Paulo, que eram expostos na Loja. Essas manifestações eram publicadas em jornais de grande circulação no Brasil e era orgulho para os funcionários que trabalhavam com maior interesse no progresso da Teletron.

Trabalhei mais de três anos, aprendi muito, inclusive fiz um curso de rádio-técnico na Escola Profissional Urubatã, mas, não era a minha vocação profissional.

 Na foto vemos o Sr. Aparício, o Sr. Assuero e o Sr. Aram no balcão da Loja, no fundo a prateleira de válvulas especiais. Eu trabalhava no outro balcão "montando "Kits de Rádio".

Outros colegas de trabalho que me lembro: Sr. Haygazun, Sr. Jacó, Luiz do Pacote, Pedro do Escritório, Leandro da Expedição e outros...

 

O Sr. Aram Emin (1928 - 1998)

Jayme Pereira da Silva - ex-funcionário da Casa Rádio Teletron Ltda.