Prefeitura de São Paulo reabre licitação para troca de asfalto por
concreto em paradas de ônibus fora de corredores
Publicado em: 9 de abril de 2020 –
Por: Adamo Bazani, jornalista
especializado em transportes - Diário do Transporte.com.br
“A prefeitura de
São Paulo reabriu a licitação que vai definir a empresa ou consórcio para
substituir asfalto por concreto (pavimento rígido) em paradas de ônibus
localizadas em vias onde não há corredores para o transporte coletivo”.
“As obras também
contemplam as reformas de guias, sarjetas e calçadas destas paradas de ônibus”.
“O concreto é mais indicado para
locais onde há tráfego maior de ônibus, inclusive com frenagem, por suportar
melhor que o asfalto o peso dos veículos de transporte coletivo”.
A proposta da Prefeitura de São Paulo é elogiável, mas,
tem outras prioridades, como a substituição dos postes de madeira do tempo da
CMTC e abrigos de concreto com as iniciais da CMTC e SMT em vários lugares, que
foi a proposta da ÓTIMA em um contrato milionário de 2012 até 2037 que foi
alterado pela lei municipal nº 16.786 de 05 de Janeiro de 2018, Essa proposta com prazo longo “a perder de vista”
gera “cheiro de corrupção”. O asfalto por onde passam os ônibus tem
resistência suficiente para a finalidade das operações, não há necessidade de
substituição. Não há mais nada para ser feito em São Paulo? Já fiz várias
sugestões para retirada dos fios e cabos obsoletos nas ruas e avenidas de São
Paulo, não houve nenhum interesse por parte dos vereadores em melhorar o visual
dos postes que são de obrigação da Prefeitura em manter esse serviço
funcionando em ordem. Os edifícios públicos abandonados, como o Hospital
Central Sorocabano na Lapa, e outros locais que são invadidos por vândalos. O
Tribunal de Contas do Município deve ser responsabilizado por esses desmandos. Tenho
dito o que muita gente acha que deve ser encoberto.
Jayme Pereira da Silva –
Brasilândia – (quinta-feira) 09 de abril de 2020.