Vila Cardoso

Uso atual

Estação de Metrô Estação de metrô

Proprietário

 Governo do Estado de São Paulo

Administração

 Linha Universidade[1]

Linha

 Laranja

Posição

Subterrânea

Níveis

3

Plataformas

Central

Serviços

Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador Banheiro Venda de Bilhetes

Conexões

Terminal rodoviário

Informações históricas

Inauguração

segundo semestre de 2025 (previsão)

Localização

Coordenadas

23° 28' 35" S 46° 41' 56" O

Localização

Av. Michihisa Murata × Estrada do Sabão, Freguesia do Ó

Município

São Paulo

País

Brasil

Próxima estação

Sentido Brasilândia

Sentido São Joaquim

Brasilândia

Itaberaba

Vila Cardoso

 

Estação Vila Cardoso será uma das futuras estações do Metrô de São Paulo e pertencerá à Linha 6 – Laranja, que atualmente se encontra em obras. Em sua primeira fase, com 15,9 quilômetros de extensão, a Linha 6 deverá interligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, da Linha 1 – Azul. Posteriormente, a linha deverá interligar a Rodovia dos Bandeirantes ao bairro de Cidade Líder, na Zona Leste.

A Estação Vila Cardoso ficará localizada na confluência entre a Avenida Michihisa Murata e a Estrada do Sabão, próximo à Rua Amaniutuba, no bairro de Jardim Maristela, situado no distrito da Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo.

Além da estação, um terminal de ônibus será construído ao lado para atender aos micro-ônibus que circulam no distrito da Brasilândia, além disso, a estação atenderá o Conjunto Residencial Tupã e o Hospital Municipal de Vila Brasilândia, ambos pertencentes à Prefeitura de São Paulo e previstos para meados de 2020.

História

A estação começou a ser construída oficialmente em 2016, quando sua entrega estava prevista para meados de 2021.

Posteriormente, o governador Geraldo Alckmin prometeu a entrega da primeira fase da linha para 2020, prazo este que acabaria descartado devido a um atraso de um ano no financiamento da Caixa Econômica Federal, que seria usado para o pagamento das desapropriações. Em 2017, a previsão de entrega da linha era no primeiro semestre de 2021, sendo que o prazo dado pelo Governo de São Paulo para o reinício das obras era até junho de 2017.Antes da paralisação das obras em 2 de setembro de 2016, devido ao envolvimento das 3 construtoras na Operação Lava Jato da Polícia Federal, a linha estava prevista para ser entregue no final de 2021.

Após venda do Consórcio Move SP à Acciona em 2020, as obras foram retomadas, atualmente tendo prazo de finalização de 2025.

Características

Estação enterrada com duas plataformas laterais adjacentes, estruturas em concreto aparente e salas de apoio no nível da superfície. Possuirá acesso para pessoas portadoras de deficiência.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Vila_Cardoso#Hist%C3%B3ria

 

Projeto Básico da Estação Vila Cardoso, situada na Estrada do Sabão, vizinha à área do Centro de Esportes e Lazer existente. Trata-se de uma área de urbanização relativamente recente e ainda não consolidada, formada pela sucessão de loteamentos associados à Estrada do Sabão, como via de penetração à zona norte.

Do ponto de vista da morfologia do terreno, a região é marcada por uma topografia significativamente acidentada, com grandes diferenças de cota. A iluminação natural atinge o nível das plataformas, bem como a ventilação natural, que permite a renovação do ar em conjunto com o sistema de ventilação mecânica. É prevista a implantação o Terminal Vila Cardoso para captação da grande demanda oriunda das regiões mais ao norte. A Linha 6 contempla 3 terminais, Brasilândia, Vila Cardoso e João Paulo I, sendo que devido a proximidade dos Terminais Brasilândia e Vila Cardoso, estes vão operar de forma complementar.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


Onde fica a “Vila Cardoso” na Zona Norte em São Paulo – SP

Como morador na Brasilândia desde 1982, não sei onde fica a Vila Cardoso, conforme a designação da “Estação Vila Cardoso” na Estrada do Sabão – Jardim Maristela – no Distrito da Brasilândia. Alguém poderá informar qual o limítrofe da Vila Cardoso, com as proximidades na região da zona norte?

Jayme Pereira da Silva

jaymepereiradasilva46@gmail.com

Jardim Maristela – Brasilândia – terça-feira, 03 de Agosto de 2021.

 

Consulta ao Dicionário de Ruas de São Paulo


Rua Professor Viveiros Raposo


E-mails para os Deputados de São Paulo


E-mails para a ACCIONA




volte à REVISTA AUDIOVISUAL O nosso CURRÍCULO COMUNITÁRIO