Carlos – iTechdrones. –  domingo 26/set/2021. - Estória para ilustrar o papel do TCE

 

JACARDRONES

 

      Eu e o Carlos vamos criar uma empresa de drones, vamos juntar as nossas economias, nossos conhecimentos e construir drones para vender.

      A empresa será Jayme Carlos Drones Ltda. JACARDRONES com endereço e documentação regulamentada pelo escritório de contabilidade, temos o capital suficiente para o investimento, vamos pagar os impostos normais, já temos os projetos para a construção dos primeiros drones, os equipamentos de produção, os fornecedores dos componentes eletrônicos, matéria prima, enfim, tudo preparado para iniciar a produção.

      Como o Carlos é mais experiente, ficará na produção e eu na assessoria e inspeção.

      Já se passaram alguns meses, os produtos estão sendo bem aceitos pelos mercados, as vendas estão a todo vapor, bem sucedidas. Mas eu como não tenho experiência, falo pro Carlos que a cor dos drones não está de acordo com o meu gosto, e peço para “paralizar” toda a produção.

      Claro que os compradores não aceitarão a minha atitude e vão reclamar que precisam dos drones.

      Pois bem, é assim que agem os juízes do Tribunal de Contas do Estado. O investimento que fizemos com a compra dos equipamentos, materiais encomendados, investimento inicial e todo nosso trabalho, ficou “paralizado”, por falta da compreensão de um “cabeça-dura” que acha “feia” a cor dos drones.

      Há um ditado antigo que dizia “Você que chegou agora para reclamar, por que não veio antes para ajudar?”

      A função do TCE é fiscalizar, comprovar ou conferir as notas fiscais das compras dos produtos consumidos e analizar se houve desvio de gastos para outros fins. O TCE não participa dos planejamentos de nenhuma obra e no decorrer dos trabalhos, interrompem o andamento desses trabalhos que foram planejados por equipes de técnicos e engenheiros, que preparam os projetos/orçamentos, para uma determinada construção. Sempre após aprovação dos departamentos estaduais.

      Se alguém tem opinião contraria, que análise o comportamento de todos os impedimentos já ocorridos no Tribunal de Contas do Estado, não só nas obras, como nos orçamentos dos transportes públicos, etc...

      Essa é uma estória de como agem os "Juízes" dos Tribunais de Contas dos Estados brasileiros.

Jayme Pereira da Silva.

São Paulo, (domingo) 26 de setembro de 2021.




O que fazem os Tribunais de Contas e qual o papel deles no combate a corrupção?...