São Paulo, (sábado) 14 de Agosto de 2021.

 

Ao

Deputado

@al.sp.gov.br

 

Prezado Deputado:

 

A “Estação Vila Cardoso” na Estrada do Sabão – Jardim Maristela, Zona Norte – no Distrito de Brasilândia, ainda em construção, conforme designação da Linha 6 Laranja – Brasilândia / São Joaquim, o nome não se identifica com a localização do nosso bairro, pois, é desconhecida a existência da Vila Cardoso.

Solicitei à Cordenadoria da Prefeitura de São Paulo, informando os nomes de 7 (sete) ruas existentes no Guia Mapograf de Ruas de São Paulo e a resposta foi: “Após pesquisas, informamos que todos os logradouros citados estão localizados no bairro “Vila Serralheiro” - Distrito Brasilândia - Prefeitura Regional Freguesia/Brasilândia.” 

 

SUGERIMOS que seja alterado o nome da Estação Vila Cardoso para “ESTAÇÃO ESTRADA DO SABÃO”, uma identificação com o nosso bairro há mais de 60 anos conforme o Dicionário de Ruas de São Paulo:

“Antiga estrada rural que, em 1961, foi declarada oficialmente no trecho entre a “Estrada do Congo” atual Avenida Elisio Teixeira Leite e a Rua Eurídice Bueno”.

Nesse mesmo ano foi aprovado um plano de alargamento do logradouro, determinando a largura mínima de 18 metros, com a consequente desapropriação de imóveis.

Segundo antigos moradores, o nome “Estrada do Sabão” foi dado ao logradouro porque a mesma nas décadas de 1940 e 1950, não possuía qualquer pavimentação. Sendo assim, em épocas de chuvas, o seu leito ficava “escorregadio como sabão”

Fonte: Acervo do Arquivo Histórico Municipal e colaboração do morador Valdir Ribeiro Malafaia Júnior.

 

O nome anterior do logradouro: “Estrada do Congo” – atual Avenida Elisio Teixeira Leite.

“Elisio Teixeira Leite nasceu em Serra Negra, Estado de São Paulo. Em 18 de maio de 1884 ingressou na política em São Carlos, onde exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. Foi soldado da Revolução Constitucionalista de 1932. Transferindo-se para São Paulo fundou a Pedreira Morro Grande, que se tornou tradicional indústria naquele bairro. Dedicou-se em obras de interesse coletivo e social. Foi sua a iniciativa dentre outras, da instalação da primeira linha de força (energia elétrica) e de telefone.”

A atual Avenida Elisio Teixeira Leite foi oficializada através do Decreto nº 4.568 de 15 de janeiro de 1960.

Pedreira Morro Grande, onde será o Pátio Morro Grande da Linha 6 Laranja (Linha Uni)

Contamos com seu empenho para essa mudança “histórica em nossa região”.

Atenciosamente,

Jayme Pereira da Silva

jaymensagens@globo.com

www.jaymesilva.com.br