Você sabia que o nome da Avenida Paula Ferreira, não é homenagem a uma pessoa do sexo feminino?

Avenida Paula Ferreira, Pirituba, São Paulo - SP

 

Acácio Garibaldi de Paula Ferreira, mais conhecido como major Acácio, nasceu em Resende, Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1861. Era filho do Dr. Paula Ferreira, ilustre advogado e deputado provincial pelo Partido Liberal na Câmara de São Paulo.

Fez seus primeiros estudos no Colégio do Professor Almeida, então existente em Campo Belo. Republicano, participou desse movimento atuando na imprensa do Rio de Janeiro. Na Revolta da Armada ficou ao lado de Floriano Peixoto, tendo tomado parte nos combates travados em Niterói e redondezas. Em São Paulo notabilizou-se como professor de línguas, principalmente o Latim. Foi professor por 62 anos, lecionou nos seguintes estabelecimentos: Nogueira da Gama em Jacareí, Ateneu Jauense de Jaú, Ginásio de Amparo, Ginásio do Estado de Taubaté, Ginásio Osvaldo Cruz e Ginásio Ipiranga de São Paulo. Foi membro do Instituto Histórico de Ouro Preto e Associação Paulista de Imprensa, diretor e redator de diversos jornais e fundador do curso preparatório Luiz Pereira Barreto. Por muitos anos foi examinador nas Academias de Direito da USP, de Medicina, Escolas de Farmácia, no Ginásio do Estado e de estabelecimentos de ensino particulares. Faleceu em São Paulo em 14 de agosto de 1941.

 

Fonte: Jornal Progresso da Zona Oeste, maio/1975, Projeto de Lei nº 96/1949, publicado no Diário Oficial do Município de 27/04/1949

 

Extraído do Dicionário de Ruas.prefeitura.sp.gov.br/